Candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia.

Torres Novas submeteu dois pratos.

O Município de Torres Novas, com o apoio da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, candidatou à iniciativa «7 Maravilhas da Gastronomia», em representação da região da Estremadura e Ribatejo, as receitas «Cabrito assado no forno com batata e grelos» (categoria «Carne») e «Miga à Manuel Pescador com enguias no espeto» (categoria «Peixe»).

A escolha dos pratos a candidatar ponderou o seu enquadramento histórico-cultural no contexto do património imaterial torrejano. Os textos elaborados para submeter a candidatura exploraram o diferencial de cada receita, a sua componente de tradição, a utilização de ingredientes tipicamente locais, mas também a sua importância cultural na história local e no destaque de Torres Novas enquanto destino gastronómico a nível nacional e internacional.

Para integrar o painel de especialistas em representação do Ribatejo foi sugerido, de acordo com a informação cedida pela ADIRN na sessão de esclarecimento realizada a 16 de Março na Biblioteca Municipal de Torres Novas, o jornalista e o fundador da secção de gastronomia do semanário Expresso, José Quitério.

No seguimento das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” (2010), que obtiveram mais de 650.000 votos e tiveram um forte impacto na promoção cultural e turística das candidatas a concurso, e da comemoração dos 10 Anos da Gastronomia como Património Cultural (2010), surge em 2011 a eleição do património gastronómico enquanto testemunho da identidade cultural nacional.

De acordo com a organização “as «7 Maravilhas da Gastronomia®» vão divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confeccionados. As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico (Maravilhas da Gastronomia, 2011).”

A este concurso puderam validar-se, até ao dia 27 de Março, receitas das 10 regiões do país, integradas nas 7 categorias apresentadas: entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça e doces.

Entre 1 e 15 de Abril a lista de candidaturas, organizada por 7 categorias e 10 regiões, vai a votação por 70 especialistas para a selecção das 70 pré-finalistas, as 10 receitas mais votadas por categoria. Cada uma das 10 regiões tem que estar representada através de um mínimo de três no total dos pré-finalistas.

Entre 16 e 30 de Abril um painel de 21 personalidades notáveis do país vão apurar as três receitas mais votadas por categoria e definir a lista dos 21 finalistas. A listagem é apresentada a 7 de Maio.

Entre 7 de Maio e 7 de Setembro as 21 finalistas são apresentadas e tem início a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook para a eleição das «7 Maravilhas da Gastronomia».

A votação decorre até 7 de Setembro e os 7 vencedores são revelados no mesmo mês, numa cerimónia a transmitir em directo a partir de Santarém pela RTP.


Fonte: Maravilhas da Gastronomia (2011). Maravilhas da Gastronomia. URL:http://www.7maravilhas.sapo.pt/maravilhas-da-gastronomia/apresentacao/

 

tags:
publicado por XekimZeko às 16:02